Especialista em Marketing e professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Mauro Gonçalves Nunes explica que esta estratégia é importante para o processo de ativação da marca na mente dos consumidores. “Esse processo de ‘Brand awareness’ ajuda a fixar junto aos consumidores determinados valores que as empresas gostariam de enfatizar, a partir do posicionamento que os organizadores do Rock in Rio têm assumido”, diz.
Nesse sentindo, de acordo com ele, nos últimos anos os organizadores têm pensado o festival como não apenas um evento, mas uma plataforma de conexão e inovação, proporcionando discussões sobre problemas complexos como sustentabilidade e futuro do planeta. “O festival é uma ótima oportunidade para que as marcas dialoguem com os diferentes públicos que estarão lá presentes”, acrescenta.
José Mauro destaca ainda que a estratégia cria uma associação dos valores da marca com os do evento. “E reforça os laços da marca com os seus públicos, podendo inclusive apresentá-las a novos públicos que antes não eram considerados. E também associa a marca a experiências de ativação, aumentando o engajamento e o ‘brand awareness’”, reforça.
Mensuração de resultados
Segundo o especialista, existem diversas maneiras de mensurar o retorno sobre o investimento com relação a esse tipo de estratégia. São elas: número de visitantes nos espaços, número de postagens utilizando hashtags nas plataformas sociais, menções a marca e estatísticas de tráfego nos perfis das marcas em suas redes sociais, além das postagens de clientes e espectadores do evento.
“Isso dá uma ótima ideia do nível de engajamento da marca junto aos diferentes públicos, além de uma ótima oportunidade de estreitar laços futuros com esses a partir de dados coletados a partir dessas interações”, conclui.
Os patrocinadores
O patrocinador master dessa edição é o Banco Itaú, que ofereceu até benefícios aos clientes, como pré-venda exclusiva, que ocorreu em março deste ano. E não é só o Itaú que está apostando no retorno do Rock in Rio.
Outras marcas conhecidas do público também estão investindo pesado, como a Coca-Cola – refrigerante oficial do evento, Kitkat, Doritos, Heineken, Americanas, C&A, Tim, Volkswgen, Ipiranga e Natura. Também estão patrocinando o evento, a Prefeitura do Rio e o Tik Tok, que entrou como patrocinador na área de conteúdo.
Além das marcas patrocinadoras, o evento conta também com as apoiadoras, como: Chilli Beans, Philips, Gerdau, Ingressos.com, Cup Noodles, Pão de Açúcar, Colgate, Olla, Bob’s, Porto Seguro, Latam e Johnnie Walker.