Para ele, isso também se deve a capacidade criativa e motivação do trade e do empresariado de resistir a intempéries e de traçar novos caminhos.
A informação de Florencio acompanha a agenda de retomada turística, que foi duramente afetada nos últimos dois anos por consequência da pandemia. No 2° trimestre deste ano, por exemplo, a economia do município teve crescimento de 1,6%, enquanto que o estado teve alta de 0,5%, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS). O resultado foi puxado pelos serviços, especialmente na área de turismo.
"Estamos muito satisfeitos com os números que apontam essa recuperação do setor. Esses dados mostram que nosso trabalho para captar novos eventos para a cidade está rendendo frutos", festeja a diretora-executiva do Rio Convention & Visitors Bureau - Rio CVB, Roberta Werner.
Em 2021, destaca Roberta, a fundação assinou um termo de cooperação técnica com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o intuito de levar o Rio para além dos eventos técnicos e científicos, tornando a cidade também palco de eventos esportivos.
"Contamos hoje com um legado olímpico que é subutilizado e que merece ser mais explorado". Neste sentido foi assinado um contrato de consultoria com a 2IS, empresa suíça de inteligência e pesquisa de negócios esportivos, para ajudar a alavancar este tipo de eventos por aqui.