U m evento multissensorial é uma maneira ideal de para aumentar o engajamento e oferecer experiências que fiquem para sempre no imaginário do seu público.
A meta é estimular vários sentidos, criar um ambiente atraente e aumentar o engajamento à medida que os convidados interagem e compartilham suas propostas para aquele evento.
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Os cinco sentidos no seu evento
Eventos multissensoriais são mais do que apenas divertidos. Eles são memoráveis e uma das ferramentas do Marketing. Os cientistas descobriram que os córtices auditiva, visual e olfativa do cérebro armazenam memórias com base nas informações sensoriais que estão processando.
Isso significa que seu evento multissensorial é lembrado em mais áreas do cérebro, melhoram a probabilidade de que o público esteja pensando em seu evento no futuro. Sempre uma coisa boa!
Vamos entender nossos sentidos e como eles podem ser usados para isso.
Visão - A visão é o sentido mais usado e é o combustível para a maioria dos compartilhamentos de mídia social. Os convidados adoram fotos e compartilhar imagens nas redes sociais. Os visuais evocam emoções fortes. Com iluminação, mapeamento, performances visuais extremas e temas imersivos, seu evento pode ser transformado em uma obra-prima visual.
Audição - O som exige atenção. Pode ser usado para criar drama, definir um tom e focar o público. Os sons também podem evocar memórias e aumentar a resposta emocional. Por exemplo, alguns sons podem tornar um público tenso ou mais produtivo (a música clássica leve é conhecida por aumentar a velocidade do pensamento, por exemplo). A música também pode ser usada para apresentações e para estabelecer padrões e expectativas sobre a atividade ou para personalizar uma experiência e criar uma conexão.
Tato - O toque pode ser acolhedor ou reconfortante. Mas quando falamos de toque em eventos, é mais do que um aperto de mão. Estamos nos referindo ao sentido tátil completo, aprendizado prático; interação cinestésica com iluminação, paredes ou fantasias; e tecidos e superfícies diferenciadas são empregados para uma abordagem multissensorial.
Olfato - O cheiro é um dos melhores sentidos para evocar emoção através da memória. Por exemplo, um nadador olímpico pode experimentar uma descarga de adrenalina quando sente o cheiro de cloro porque o associa a uma prova. Nesta situação, não é apenas uma memória que ressurge, mas também uma reação emocional. A maioria dos planejadores de eventos adoraria que um cheiro lembrasse alguém de seu evento muito depois de ter ocorrido.
Paladar - O menu pode ser usado para aprofundar o tema e animar a experiência. Certos sabores e especiarias são atribuídos a períodos de tempo ou culturas distintas. Além disso, a tendência de fornecimento local e alimentos mais frescos cria sabores muito mais fortes e refeições atraentes para os hóspedes. Especialidades regionais podem adicionar interesse, despertar a curiosidade e proporcionar novos gostos. O mesmo vale para as bebidas locais.
Você já pode estar pensando que alguns desses são impossíveis em seu evento corporativo. Ou talvez você esteja pensando que, quando o evento é revisado em sua totalidade, você realiza todos eles, mas em momentos diferentes.
No entanto, um planejador de eventos experiente aprende a empregar muitos deles ao mesmo tempo. Esse efeito cumulativo da estimulação multissensorial causa uma impressão e impulsiona a ação. É por isso que muitos varejistas usam abordagens multissensoriais em suas lojas.
Os benefícios dos eventos multissensoriais
Os sentidos não são apenas a maneira como exploramos nosso mundo, mas também afetam o humor e influenciam a atividade. É por isso que é importante que os planejadores de eventos corporativos entendam o poder por trás do uso dos sentidos.
Por exemplo, os cheiros cítricos são conhecidos pelo vigor e emoção que trazem, enquanto a lavanda é conhecida por seu efeito calmante. Se você não aplicar esse conhecimento para criar a atmosfera de sua escolha, você pode estar perdendo uma oportunidade.
Então, como você organiza um evento multissensorial bem-sucedido?
Você pode incorporar sentidos aos seus eventos de duas formas essencialmente: pontos focais e imersão.
Criar pontos focais sensoriais é uma ótima solução para orçamentos e eventos menores, onde você precisa apenas de um toque de emoção e interesse. Este método pode funcionar bem para adicionar surpresa e prazer em lugares onde uma experiência totalmente imersiva não é possível ou pode tirar a atenção necessária em outra área, caso você precise.
Uma experiência totalmente imersiva, por outro lado, é aquela que surpreende o público em uma escala muito maior e será discutida por muitos dias, semanas ou anos. Ele tenta todos os sentidos e, por causa de sua grande escala, oferece mais oportunidades para impactar a memória.
Para entender as preferências deles, faça sua pesquisa para descobrir os tipos de experiências com as quais eles estão acostumados. Seu grupo demográfico é mais jovem e participa frequentemente de eventos de ponta? Então imersiva é provavelmente o caminho a seguir.
Se o seu grupo demográfico é mais velho e prefere uma experiência mais suave, procure maneiras de inserir mais componentes multissensoriais em uma escala menor, como em um ambiente de lounge opcional ou usando arte humana ou personagens que passeiam pelo evento.
Os obstáculos para planejadores de eventos
Algumas das razões mais comuns pelas quais os planejadores de eventos desistem de criar uma experiência de evento imersiva e multissensorial são a percepção de falta de orçamento e tempo para o design.
Embora uma experiência totalmente imersiva possa exigir um orçamento maior, existem maneiras de incorporar os sentidos para orçamentos menores também. Criar pontos focais menores ou usar artistas individuais são duas dessas maneiras.
Outra maneira é usar o patrocínio para cobrir os custos de uma experiência multissensorial. Fornecer aos seus patrocinadores oportunidades de branding é uma venda fácil em uma produção que você sabe que será notada e compartilhada.