Ao assistir com atenção podemos tirar algumas lições sobre o ramo de eventos. E é sobre isso que a gente vai falar agora. O Fyre Festival foi criado para promover uma plataforma que prometia conectar artistas, influencers, modelos e atletas a organizadores de eventos, uma ideia que seria interessante se não esbarrasse em questões como:
- Uma coisa grande precisa de tempo
Fazer um evento em uma ilha paradisíaca para, pasmem, 6 mil pessoas, nem de longe é simples. É preciso fornecer absolutamente tudo, criar uma infraestrutura do zero, pensar em acomodação, alimentação, transporte, deslocamento... não existe detalhe que possa ser deixado de lado. Portanto, independente do tamanho do evento que você pretende fazer, pense que é preciso cuidar de todas as necessidades que seus convidados potencialmente terão.
- Tenha um plano B, C, D e E
Quanto maior o seu evento, maior é necessidade de você precisar usar as cartas da manga para não ficar na mão. E elas precisam ser muitas. O que vemos no Fyre Festival foi uma ideia inicial muito bacana e só. Tirar do papel exige experiência e profissionalismo, não é trabalho para qualquer um. A falta de planejamento esbarrou em problemas na legislação, fornecedores, orçamento, tempo, equipe – muitos porque não eram pagos e tiravam o time de campo, outros porque não podiam entregar o que um evento daquela magnitude pretendia. Portanto, tenha sempre um plano B, C, D e E.
Anunciar um evento é coisa séria, ainda mais quando as pessoas estão pagando por aquela experiência. Mas, independente do emprego de recurso ou não, não é factível prometer algo que não tem condições de cumprir. O Fyre Festival foi divulgado sem a própria ilha ter sido definida como o local do evento, prometeram espaços luxuosos sem sequer saber da infraestrutura que tinha disponível e das possibilidades que o local permitiria. E os problemas vão além: a própria equipe foi enganada, colaboradores chegaram a contrair dívidas de US$ 250 mil que nunca foram reembolsados acreditando na palavra que o inexperiente produtor do evento dizia. São exemplos ótimos de atitude que você deve passar longe.
- Nada fica escondido nos tempos de hoje
Se as redes sociais foram fundamentais para chamar atenção para o evento, elas também foram responsáveis por mostrar todos os perrengues e constrangimento que o público estava passando. Somando isso ao fato de que os consumidores têm duas vezes mais probabilidade de compartilhar más experiências de atendimento que quando elas são positivas, chegamos a um mundo de fotos e vídeos na internet relatando o completo caos que o evento se encontrava e, claro, em tempo real. O que fica claro é que nada ficará escondido, então seja cuidadoso e responsável com as escolhas.
- Admita o erro, peça desculpas e tenha um plano de contenção
Entender as dificuldades e admitir os erros é fundamental para não ter a imagem completamente desgastada. Os organizadores sabiam de antemão que seria impossível entregar o que o marketing estava retratando, ainda assim, deixaram as equipes prosseguir. Pedir desculpas não vai diminuir o impacto do prejuízo causado, mas vai, ao menos, fazer com que o público não se sinta tão mal. E, por fim, tenha um plano de contenção. Entenda que se todos os seus planos falharem e não houver mais cartas na manga, é preciso saber o que fazer quando nada dá certo.